O Presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco e diretor Parlamentar da Fenapef, Marcelo Pires, encaminhou ofício ao Superintendente da PF em Pernambuco, Marlon Jefferson de Almeida, questionando sobre o andamento do Inquérito Policial que apura a morte do agente de Polícia Federal Jorge Washington Cavalcanti de Albuquerque (Careca). O policiail foi morto durante operação policial de combate ao tráfico de drogas, realizada no início do ano de 2011, na BR 232, imediações do Curado, num confronto entre equipes de Policiais Civis de Pernambuco e Policiais Federais da SR/DPF/PE. Os setores de inteligência policial de ambos os Órgãos monitoravam o mesmo traficante, sem terem conhecimento um do outro.
Além da morte do agente federal Jorge Washington, também foi gravemente ferido o agente Silvio Romero Moury Fernandes dos Santos, baleado na região abdominal, tendo se recuperado posteriormente após cirurgia.
PROTESTO
No dia 5 de janeiro o SINPEF/PE realizou missa de um ano de falecimento do APF Jorge Washington, com o apoio de familiares e colegas policiais federais, que também promoveram um ato de protesto, cobrando da Policia Federal de Pernambuco o encaminhamento do Inquérito nº 013/2011-SR/DPF/PE à Justiça Federal do Estado, cujo relatório ainda não havia sido ultimado, apesar do tempo decorrido.
Conforme o sindicato, a categoria policial está apreensiva diante da ausência de uma definição sobre a responsabilização do trágico evento. "Estamos aguardando uma resposta objetiva sobre o desdobramento do procedimento apuratório, relativo ao seu encaminhamento ao Ministério Público Federal, o que vem sendo cobrado pela imprensa de Pernambuco e pela própria representação maior da categoria, a Fenapef", diz Marcelo Pires. A entidade destaca por meio de nota que acredita que seja cumprido o compromisso assumido pela SR/DPF/PE de agilizar o encaminhamento do Inquérito Policial devidamente relatado para a Justiça Federal de Pernambuco.
“Além dos familiares do colega morto em ação, também a Instituição Policial Federal, através da indignação dos colegas policiais e a própria sociedade querem respostas precisas sobre a fatídica ocorrência, com as devidas responsabilizações a quem deu causa ao grave erro acontecido que ceifou a vida de um valoroso Policial Federal”, disse o Presidente do SINPEF/PE.
Fonte: Agência Fenapef com SINPEF/PE