As expectativas em torno da Copa do Mundo de 2014 não giram em torno apenas da construção de estádios e implementação de sistemas de mobilidade urbana. As estratégias de segurança também são um ponto fundamental, e terão seu planejamento apresentado nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça, no Rio.
O anúncio será feito à tarde, em um hotel da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, durante encontro entre o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Jacinto Caetano, com os secretários de segurança pública dos estados das 12 cidades-sede e com o Comitê Organizador. O plano foi elaborado pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) com a Gerência-Geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo.
O documento detalhará como será a atuação das forças policiais de segurança, de defesa civil e de serviços públicos durante o torneio que acontece em 2014. O planejamento prevê a integração das instituições para que após o evento o Brasil tenha um legado na segurança.
A Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos foi criada em 2011, como uma estrutura do Ministério da Justiça, no intuito de planejar a integração das forças como as polícias Federal e Rodoviária Federal, além da Força Nacional de Segurança Pública e de polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Além disso, a secretaria irá criar padrões de atendimento e treinamento para deixar ao país um legado de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação.
Outros órgãos federais, estaduais e municipais (ABIN, Forças Armadas, Receita Federal, Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, concessionárias de energia, gás, luz, etc) devem estar envolvidos nessa integração.
Fonte: Jornal do Brasil