Na manhã de ontem, 16, o comando de greve da Polícia Federal realizou operação-padrão no Porto de Itaqui em São Luis-MA, os Policiais Federais optaram por fazer a operação como forma de chamar atenção e reivindicar a Reestruturação da Carreira com reflexos na remuneração.
O Sindicato dos POliciais Federais no Maranhão destaca que este tipo de trabalho deveria ser realizado constantemente, tendo em vista a ocorrência de tráfico de entorpecentes, colocando o Maranhão como rota de saída de drogas, na maioria das ocasiões provenientes de países da America do Sul.
Hoje no plantão da delegacia de Polícia Federal no Porto de Itaqui há uma deficiência de efetivo (apenas um plantonista) ocasionando ineficiência no desempenho das atribuições da Polícia Federal, além de pôr em risco a integridade física dos colegas Policiais Federais em serviço naquela delegacia.
Por outro lado, o movimento chama atenção para o fato do Poder Executivo descumprir o princípio da isonomia para com os Policiais Federais, tendo em vista que desde 1996 há exigência de nível superior para todos os Policiais Federais e mesmo assim os Agentes de Polícia Federal, os Escrivães e os Papiloscopistas não possuem remuneração de nível superior.
Os EPA´s são preteridos em seus pleitos pela simples existência de um cargo que se apropria de seus trabalhos e deforma inapropriada colhe todos os frutos como se a Polícia Federal fosse feita apenas por "Advogados"!
Fonte: Agência Fenapef com SISPFEM