notícias

Fenapef parabeniza agentes federais que atuaram na segurança e socorro de Bolsonaro Postado em 13/09/2018 por Sindicato dos Policiais Federais às 16:46

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) vem a público destacar o trabalho dos agentes federais que atuaram na segurança e socorro do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, que sofreu um atentado durante sua campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG).

Com uma equipe formada por policiais federais especialistas em segurança de dignitários (agentes, escrivães e papiloscopistas), apoiados por uma equipe da delegacia da Polícia Federal em Juiz de Fora, tiveram a difícil missão de garantir a segurança aproximada de um candidato político, envolto por uma multidão estimada de 25 mil pessoas. O trabalho se tornou de altíssimo risco, visto que Jair Bolsonaro estava muito próximo e em contato com as pessoas que o apoiam.

Cabe também destacar e agradecer o apoio prestado pela Policia Militar de Minas Gerais (PMMG), cujos profissionais muito colaboraram na segurança.

No momento do ataque, a equipe de policiais federais se dividiu, sendo que uma parte fez a remoção do candidato e a outra providenciou a detenção do agressor. Com essa ação, foi evitado o linchamento do executor do atentado, demonstrando profissionalismo e iniciativa. Posteriormente, policiais militares também auxiliaram na condução do agressor até a unidade da PF, onde foi ratificada a prisão em flagrante.

O planejamento prévio possibilitou o levantamento das rotas para a rápida retirada do candidato, o que foi importante para o seu socorro imediato.

O planejamento das ações foi fundamental para o transporte rápido do local até o hospital, com a retirada no momento do ataque, a realização de procedimento de pronto-socorrismo em atividade policial (estancamento do sangramento), a partir do local do atentado, dentro da viatura policial até a entrada na sala de cirurgia. A equipe médica foi enfática em dizer que se o socorro tivesse demorado mais alguns minutos, a vítima poderia ter entrado no hospital já em óbito.

Por tudo que foi vivido naquele momento, sem faltar a coragem e o profissionalismo inerentes a função policial, parabenizamos toda a equipe Policial Federal pelo empenho no salvamento do candidato à Presidência da República e prisão do agressor.

fonte: Diretoria da Fenapef

voltar